"Educar
é crescer. E crescer é viver. Educação
é, assim, vida no sentido mais autêntico
da
palavra".
palavra".
Os povos indígenas mantêm sua alteridade graças a estratégias
próprias de vivência sociocultural, sendo a ação pedagógica uma
delas. A educação desenvolvida pelos povos indígenas lhes permite
que continuem sendo eles mesmos e mantenham a transmissão de
suas culturas por gerações. Neste trabalho mantém-se o pressuposto
de que não há um problema da educação indígena, pelo contrário,
o que existe é uma solução indígena ao problema da educação.
Os povos indígenas sustentaram sua alteridade graças a estratégias
próprias, das quais uma foi precisamente a ação pedagógica. Em outros termos,
continua havendo nesses povos uma educação indígena que permite
que o modo de ser e a cultura venham a se reproduzir nas novas gerações,
mas também que essas sociedades encarem com relativo sucesso situações
novas.
O sociólogo Florestan Fernandes (1989) dizia que a educação
tupinambá se caracterizava por ser tradicional, sagrada e fechada. Outros
tipos de educação têm sido caracterizados de outra maneira. Eu me permito,
ainda, recomendar aquele livro feito em mutirão, na aldeia dos
rikbátsa, intitulado Educação indígena e alfabetização (Melià 1979), no
qual se encontram reproduzidas várias definições de educação indígena.
um observador não-indígena, para um bom antropólogo, por exemplo, a
imagem do índio que fica é bem a contrária: que o indígena faz o que bem
quer, com liberdade às vezes quase raiando em anarquia, pois cada índio
é ele mesmo.
Não podemos nos deter neste momento em percorrer todo o caminho
do ciclo de vida de um indígena, em que os momentos críticos –
como a recepção do nome, a “iniciação”, o nascimento do primeiro filho,
a morte de um parente ou de um membro da comunidade – são instantes
fortemente marcados por ações pedagógicas nas quais intervém
quase toda a comunidade.
Até que ponto a escola poderá e deverá remedar a ação pedagógica
tradicional é uma das questões mais pertinentes e sobre a qual há
muita divergência de opiniões.
A resposta contra essa modalidade educativa se fez mediante uma
luta que muitas vezes acabou em conquista. As conquistas estiveram duplicando,
por contraste, o que tinham sido as grandes derrotas: livros e
cartilhas em língua indígena, prévia conquista da escrita de cada uma dessas
línguas, currículo adaptado à realidade indígena, principalmente no que
tange aos saberes tradicionais, preparação, incorporação e contratação de
professores indígenas por parte do Estado e das instituições.
"O grande segredo da educação consiste em orientar a vaidade para os objetivos certos."
Ângela Cristina Nunes Calaça
27 de abril de 2012.
A educação indígena é protegida pelo Plano Nacional de Educação, que oferece uma educação de qualidade aos índios através do Governo Federal.
ResponderExcluirOs indígenas não mudam como a sociedade porque o convívio entre eles já são tão social quanto a nossa, ou talvez melhor! E sua educação é diferente da nossa porque querem preservar a sua cultura da nossa.
ResponderExcluirParabéns Ângela ! A educação indígena é um tema muito abrangente para a sociedade brasileira, a mesma nos ensina como devemos valorizar a nossa cultura.
ResponderExcluirOlá, Angela você falou bem sobre a educação indígena, gostei muito, pois esse tipo de educação é diferente da normal o ensino bilingue lá é muito importante por que trás o resgate da cultura de algumas comunidade que já não tinha mas nem mesmo o idioma.
ResponderExcluircatarina Lopes da silva
A educação indígena é de suma importancia, pois nesse ambiente os indios estão sendo formados as personalidades dos alunos, que não deve ser retraida como foi no inicio da colonização, por que todos tem direito há uma educação de qualidade.
ResponderExcluirLeiriana Pimenta dos Santos
Os povos indígenas mantêm sua alteridade graças a estratégias próprias de vivência sociocultural, sendo a ação pedagógica uma delas. A educação desenvolvida pelos povos indígenas lhes permite que continuem sendo eles mesmos e mantenham a transmissão de suas culturas por gerações. Neste trabalho mantém-se o pressuposto de que não há um problema da educação indígena, pelo contrário, o que existe é uma solução indígena ao problema da educação.
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